sábado, 12 de janeiro de 2013

Se cortar?! Automutilação


Oiii pessoas!!

Sumi denovo né?! (e dessa vez nem tem desculpa...rsrs)

O post de hoje foi sobre algo em  que eu nunca havia pensado. 

AUTOMUTILAÇÃO.

Algumas coisas as vezes parecem tão distantes da nossa realidade, que nós nem nos damos conta que elas acontecem frequentemente. Atualizando o meu tumblr me deparei com muitos posts que "me quebraram" no meio,sobre jovens  que se automutilam diariamente. Mas graças a Deus, mesmo que nos esqueçamos de algumas questões, Deus levanta outras pessoas para se lembrar.Foi lá no tumblr também que conheci o "PROJETO BORBOLETA" e curti muuuuuuuuuuuuito!!

 Espero que curtam também!! =)


A automutilação (AM), é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Os atos geralmente têm como intenção o alívio de dores emocionais e em grande parte dos casos, estão associados ao Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). As formas mais freqüentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.





Um exemplo "famoso"  é o  da jovem cantora Demi Lovato.





"Eles me chamavam de prostituta e diziam que eu era gorda e feia. Eu não deveria ter escutado, mas eu levava isso para o coração e doeu. Pensei que talvez eu não tivesse amigos, porque eu era muito gorda"

“Comecei com 11 anos. Era uma forma de expressar a vergonha que tinha de mim mesma em meu corpo. Era como colocar para fora o jeito como me sentia. Eram tantos sentimentos conflitantes. A única maneira de conseguir aliviar minhas dores na hora era machucar a mim mesma.”

"Comecei com os meus pulsos. As pessoas viram, então eu comecei a me cortar em lugares que as pessoas não poderiam ver. Você faz isso porque se sente muito mal por dentro. Você não sabe como extravasar."


"Algumas vezes eu estava tão ansiosa, que sentia como se estivesse deixando meu corpo e que se eu não fizesse algo para parar isso, iria explodir. Eu me automutilava para tirar a minha mente dessa ideia. Eu simplesmente não ligava para o que iria acontecer. Não tinha medo algum." (Demi Lovato)

Demi passou por uma internação em uma clínica de reabilitação em 2010 e disse que precisa se observar todos os dias para não enfraquecer e acabar novamente se automutilando. 

 “Eu sempre tiro um tempo para cuidar de mim e medito. Eu passei os últimos dois anos me recuperando de um distúrbio alimentar e problemas como minha automutilação e minha bipolaridade. Tenho que trabalhar isso todo dia. E sou lembrada disso toda vez que me sinto triste.”

Além de Demi muitas pessoas anônimas sofrem com esse mal.


"E eu insisto em levantar o short e ficar olhando pros cortes, ainda tenho esperança que uma hora vou levantar o short e os cortes não estarão mais la e eu vou perceber que tudo isso foi apenas um terrível pesadelo…"              (My Dreams)


"[...]Eu não quero quebrar a promessa! Eu não quero voltar a ser melhor amiga da lâmina, não quero volta a usar blusas de frio em um calor de 32 graus, não quero usar pulseiras tapando o braço, e muito menos forçar a risada quando contam uma piada. O que está perfeito, sempre tem alguém com o maldito dom de estragar. Aaah, e pra deixar bem claro: eu não sou daquelas menininhas que se cortam por amor."


Mas o que o Projeto Borboleta??

É como um "tratamento" para pessoas que lidam com auto-mutilação, mas pode usá-lo para evitar compulsões.




1. Quando você sentir vontade de se cortar, comer muito para aliviar a tristeza, de se mutilar ou de se ferir de alguma maneira, pegue uma caneta ou canetinha e desenhe uma borboleta na sua mão ou no seu braço.



2. Dê à borboleta o nome de alguém que você ama ou quer ver você melhor.

3. Você tem que deixar a borboleta desaparecer naturalmente NÃO tire ela da pele lavando.

4. Se você se cortar ou se ferir propositalmente antes da borboleta ter ido embora, você a matou; se você não fizer isso, ela vive.

5. Se você já tiver mais de uma borboleta, qualquer auto-ferimento mata-as todas.

6. Outra pessoa pode desenha-las em você. Essas borboletas são MUITO especiais, tome conta delas.

7. Mesmo que você não se auto-flagele, se sinta livre para desenhar uma borboleta para mostrar seu apoio. Se você fizer isso, dê a ela o nome de uma pessoa que você conhece e que se machuca para exteriorizar a dor ou está sofrendo agora, e diga a ela. Isso pode ajudar.
Parece coisa de criança sair por ai desenhando borboletas em si mesmo.Mas funciona!!



"Quando fiz isso pela primeira vez, desenhei uma pequena borboleta roxa no meu antebraço, dei o nome de Wagner.Quando tive uma compulsão, olhei para a pequena borboleta, morta.Senti como se o lindo sorriso dele que me deixou tão feliz aquele dia se apagasse.Senti vontade de chorar. Doeu lá dentro.Juro que nunca quero que aquele jovem sorriso se apague, foi uma das coisas mais lindas que já vi."  





Sim, essas borboletas vão me salvar da dor, dos cortes e do arrependimento.Essas simples borboletas tem um significado que, na maioria das vezes as pessoas nunca poderão entender, e por incrível que possa parecer elas me mantem forte . Porque toda vez que eu olho pra ela eu lembro de uma promessa que eu fiz pra alguém muito importante que eu não quero jamais decepcionar .” (alicy m ‘)




“Tava passando as paginas do meu tumblr pra procurar um texto, quando me deparei com a foto da Ka e a borboleta que ela fez pra mim. Abri um lindo sorriso no rosto e parei pra contar quantos dias tinham se passado. 15 dias. Isso mesmo, 15 dias tentando ser forte, 15 dias encarrando os problemas de um jeito diferente, 15 dias de muita luta, 15 dias de altos e baixos, mas principalmente 15 dias longe de uma lâmina. Obrigada Ka por me incentivar a entrar no Projeto Borboleta de novo.” 





"Mais uma borboleta !!! eu já matei tantas mais espero que essa sobreviva, já faz 11 dias que estou sendo forte, e espero conseguir por mais alguns dias, não esta sendo fácil mais estou tentando não me cortar." (http://apenas-minha-dor.tumblr.com/)







Por que não ajudar? Um gesto simples, como desenhar uma borboleta, pode salvar vidas!!

Mas além de desenhar uma borboleta,ore por ela.Ore por todas essas pessoas que não conhecem o amor do Senhor Jesus,e ainda não sabem que Ele morreu na cruz para que nós fossemos livres!! 

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8:36)


bJuh ... Deus seja com você!!




15 comentários:

  1. Nossa! O pior é que isso pode estar acontecendo com qualquer um a nossa volta e nem temos noção disso. Parabéns pelo post amiga! Beijo!!!!

    http://stupedodesejo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada migaa!
      É verdade...pensei demais nisso.
      Parece tão distante de nós,mas não é. =(
      Saudades!!bJuh

      Excluir
  2. Oieeeeeeeeeeeee!!!! oh eu de novo heheheh

    Tem post novo e ta rolando um sorteio la no blog

    http://stupedodesejo.blogspot.com.br/2013/01/tutorial-eletro-summer.html

    ResponderExcluir
  3. Aguardo novidades no blog, me avise! ^.~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela sua visita!!
      Volte sempre linda!! =)

      Excluir
  4. é triste, mas está mt ligado a conflitos psicilógicos. Em algumas pessoas é uma fase, em outras pode perdurar por anos ou acompanhar por toda a vida.
    adorei seu blog!
    beijos.

    http://totalpinkprincess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente fiquei muito triste com a quantidade de pessoas que encontrei nessa situação!! =(

      Muito obrigada pela visita!!Volte sempre!! =)
      bJuh

      Excluir
  5. passando para lhe desejar uma bela terça!
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Xará, parabéns pela escolha de postagem. Amei a sua iniciativa. Também nunca tinha parado para pensar nisso e a partir de agora vou ser mais observadora, pois quem sofre e precisa de nós pode estar tão perto e nós nem percebemos. Eu abraço essa campanha.
    Deus te abençoe. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa,que incrível! Amei!
    Nem sei o que falar direito! rs Adorei sua iniciativa, é um projeto bem legal e simples,e o melhor é que todo podem participar.

    http://nakitaaraujo.blogspot.com.br/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Desculpe o texto colado mas quero responder a todas com carinho sem faltar ninguém e só assim vou conseguir..kkk
    Obrigada pela visita e pelo carinho.Amo receber carinho ganho forças e este tempo de férias está me ajudando!Quero voltar com tudo!
    Obrigada
    Ótimo final de semana.
    Beijos Coloridos!

    ResponderExcluir
  9. Que esse Dia Dos Namorados
    Seja o mais Feliz da Sua Vida.
    Tomara , que esse Dia tenha reservado
    momentos de eterna felicidade.
    Não importa o Pais onde você esta ou mora
    essa Data deve ser comemorada com amor e muita Paz.
    Na postagem tem um presente é seu pode levar
    ficarei feliz em ver no seu blog.
    Um beijo terno e carinhoso.
    Um abraço pelo Dia consagrado ao amor
    e felicidade.
    Carinhosamente Sua Amiga ,, Evanir..

    ResponderExcluir
  10. Achei incrível o projeto! Já passei por isso, fiz tratamento e hoje estou bem, 2 meses sem nenhum corte :) criatividade à serviço da solidariedade... muito bacana!

    ResponderExcluir
  11. quem quiser mandar fotos de apoio usem a hashtag #projetoborboleta #corderosashok no facebook, twitter ou instagram.

    ResponderExcluir

Deiixe akii teuu pensamento
Cor-de-Rosa-Shok!!
bJuh ^^